quinta-feira, maio 05, 2005

A nova etapa

Depois do diagnóstico, novas etapas. Aprender a controlar a doença, o que fazer e, principalmente, o que NÃO fazer!
A medicação dada pelo pediatra: Neostil gotas, um anti-histamínico, para a comichão. Na pele hidratar com o Exomega-6 da A-Derma, várias vezes ao dia, 3,4 vezes não chegava...de duas em duas horas, às vezes menos tínhamos que hidratar. No benho continuávamos com o baby Fluid da Aveeno. de vez em quando colocava óleo de amêndoas doces.
Em SOS o Elocom, uma pomada com cortisona, que se deve usar por pouco tempo (máx.1 semana). Esta pomada pode ter efeitos secundários terríveis a longo prazo, por isso não deve ser usada com frequência.
Quanto aos novos hábitos, isso é o mais complicado de controlar:
- Usar só roupas de algodão e, junto ao corpo, a roupa deve ser branca e não de côr porque a tinta pode irritar a pele.
- ter cuidados na alimentação, introduzir um novo alimento de cada vez, vendo se a dermatite piora. Aguardar cerca de uma semana (por vezes os três dias recomendados pela maioria dos pediatras não é suficiente, como é o caso da B. que só reage normalmente ao fimd e uma semana).
- Em casa, tudo bem limpo, nada de cortinados ou tapetes, peluches e afins, principalmente no quarto onde dorme. Lençóis de algodão. Colchaõ forrado com cobertura anti- ácaros.
- O frio e o calor extremos são inimigos da dermatite, assim como a transpiração. O tempo húmido também não ajuda. Daí que a maioria das crises aparece no Outono/Inverno e Primavera (devido aos pólens e pós no ar)
- O stress é um factor importantíssimo no controlar da doença. Sempre que a B. chora, em poucos minutos a dermatite piora bruscamente.
- Hidratar, hidratar e hidratar- é IMPORTANTÍSSIMO! Sei que não é agradável andar sempre com hidratante atrás de nós, e andar sempre a incomodá-los e demorar séculos depois do banho para o colocar mas isto é um factor primordial.
E por agora é o que me recordo. Se me recordar de mais alguma coisa logo vos direi.

Etiquetas: ,

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Queria penas deixar a minha mensagem de coragem, pois tenho 30 anos e embora com intensidades diferentes, tenho sofrido ao longo da minha vida, dessa doença hereditária, que é a dermatite atópica. Pelo que vejo já está devidamente informada e a tratar correctamente da pequenita.
Embora tenha referido que na família do lado do pai, existem casos de asma e outras alergias, a probabilidade maior (cerca de 90%) é de ser transmitida pela mão, embora algumas mães não tenham a doença na sua forma manifesta, mas sejam portadoras, geneticamente falando. As crises não têm a mesma intensidade de pessoa para pessoa, mas posso adiantar-lhe que a fase de infância/adolescência será a pior. Com a mudança da idade , as crises abrandam e por vezes deixam mesmo de acontecer. Um conselho que deixo é não usar os mesmos produtos por mais que 10 meses um ano, pois o organismo cria habituação e os efeitos voltam. Felizmente o mercado hoje já oferece muita variedade. Acredite que aqui há uns anos atrás era bem dificil encontrar produtos que aliviassem! De todas as marcas que já experimentei, aconselho Xemose(Uriage), Topidian (óptimo na relação qualidade/preço), Lipikae, Dermoflan(este é caro, mas muito, muito bom, em crises quase que não é necessário recorrer a corticóides). Champos recomendo sempre os neutros (transperentes), Ducray, Epiphane, Provivax. Para a caspa/descamação do couro cabeludo, recomendo o Sebiprox ou Selenix.Usar os corticóides a longo prazo traz efeitos como sabe, mas muitas vezes são o único meio de tratamento, pois o Protopic e o Elidel (ambos da mesma família) nem sempre são eficazes. Espero ter ajudado, desejo-lhe muita sorte com a sua bébé e em relação a este problema, costumo fazer esta analogia: "Um miope precisa de óculos para ter uma qualidade de vida igual à das outras pessoas; um atópico precisa de um bom hidratante(sem perfume!!) e de 30 minutos de cuidados diários consigo próprio para ter a mesma qualidade de vida"
Força!
Abraço
AMM

9/7/08  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial