sexta-feira, maio 13, 2005

O testemunho da cm.

Aqui vai mais um testemunho. A cm é uma mamã com quem também tenho trocado experiências sobre DA. Obrigada cm por este contributo!

"Sou mãe de um menino com DA o D. que tem neste momento 22,5 meses e vou aqui deixar o meu testemunho para de alguma forma poder ajudar outras pessoas com o mesmo problema.

Quando o D. nasceu e até aos 4 meses era um bebé que dormia a noite toda,nunca estava doente, nunca teve colicas, nada, nada me faria supor o problema que aí se avizinhava, até porque o D. nunca teve a pele seca, aí
mais ou menos aos 4 meses altura em que deixei de amamentar, coincidencia ou não, começaram os problemas, apareceu-lhe uma manchinha vermelha na cara logo abaixo da orelha, na altura não liguei, os médicos inclusive o
pediatra disse-me que aquilo ia desaparecer, a mancha ia e voltava, e eu comecei a pensar que era alergia de contacto das molinhas das camisolas, deixei de usar camisolas com molinhas metálicas, mas a manchinha teimava em não desaparecer de vez, depois passado algum tempo apareceu-lhe no pescoço na parte de trás e eu sempre usei halibut e aquilo desaparecia, e no verão
desapareceu e não voltou durante uns meses e eu até esqueci o assunto. Lá para meados outubro a manchinha começou a aparecer outra vez, eu comecei então a ler e a pesquisar sobre problemas de pele, e tudo me levava á DA, fiquei assustada com alguns testenhunhos e algumas imagens que vi,mas sempre com esperança de que não fosse, afinal de contas o D. não tinha
quase nada, não tinha sintomas nenhuns, e quando fui com ele á consulta ao pediatra perguntei-lhe se não seria DA, ele disse-me que não lhe parecia mas receitou-me o hidalone para pôr em ultimo caso. Entretanto já tinha experimentado e mudado de cremes hidratantes (quase todos para peles atópicas) experimentei quase todos, mas não notei grandes diferenças entre eles. A manchinha do pescoço nunca mais apareceu mas em finais de novembro apareceu-lhe uma na parte superior e exterior do braço eu decidi então consultar um dermatologista, quando a dermatologista o viu, fez-me umas perguntas tais como se tinha casos de alergias na familia, com que idade lhe tinha aparecido a 1ª manchinha, etc, e disse-me ou seja confirmou as minhas suspeitas, o D. tem DA, eu não fiquei surpresa, fiquei sim preocupada, receitou-me apenas o hidratante Exomega 6 da Aderma o baby fluid da Avenno para o banho e o Elidel para pôr quando precisasse e em ultimo caso o hidalone. Nesta altura já o D. tinha 17 meses, a não ser a questão estética nunca notei qualquer sofrimento por parte do D., nunca se coçava, as manchinhas eram apenas 2 e pequeninas e nunca tinha tido mais nada. Continuava os cuidados recomendados pela dermatologista, pôr creme 2 vezes ao dia, banhos mornos a cada 2º dia, punha o Elidel nas manchinhas e
mais nada. Andou assim desde novembro até +/- Fevereiro/Março, até á saida da polémica noticia sobre os potenciais efeitos cancerigenos do Elidel.
Deixei de pôr, as manchinhas pioraram e aumentaram, foram aparecendo depois no outro braço, numa perna e depois na outra e fui a uma ervanaria para comprar um gel de Aloé vera, a Srª ligou ao homeopata que lhe indicou o tratamento que era um creme de nogueira e propolis, pôr 3 vezes ao dia, dar banho com sabonete de calendula e oleo da amendoas doces, e eu decidi experimentar e substituir também o leite e iogurtes por os mesmos mas de soja, começou a melhorar as manchinhas atenuaram em 2 ou 3 dias, mas não sei se alergia ao creme ou á soja, passado 8 dias deu-lhe uma crise daquelas a 1º a sério, ficou todo cheio de manchinhas, coçava-se todo, deixei o leite de soja e o creme e voltei aos tratamentos normais, só que substitui o elidel por halibut, e acalmou um pouco, mas nunca mais passou.
Marquei então consulta em março noutra dermatologista, estava em crise que quando o viu me disse que o D. tem DA, eu disse que já sabia mas deu-me outros conselhos, deu-me mais umas quantas explicações, e receitou-lhe um tratamento SOS com neostil gotas, com Advantan no maximo 5 dias no corpo,hidalone na cara, o hidratante é agora o Lipikar Baume, o hidranorme para a cara, fiz o tratamento e em 2 ou 3 dias desapareceu tudo, o problemas dos corticoides é que depois de deixar de usar volta tudo de novo, e neste ultimo mês e 1/2 tem sido uma luta constante sem saber bem como vai acordar
no dia seguinte, ou como o vou encontrar quando o vou buscar depois do trabalho, Cada dia que passa sem manchinhas porque comichão ele só tem localizada em 2 ou 3 sitios e nem sempre, e uma vitoria, aprendemos a viver um dia de cada vez, e a experimentar tudo o que for possivel para melhorar a vida dos nossos pequeninos, neste momento e depois de ter estado doente a semana passada e ter tido mais uma crise está neste momento bem, nunca sabemos é até quando. A esperança é que com a idade passe, as dermatologistas, e outros médicos todos eles me dizem que com a idade passa que por volta dos 5/6 anos vai desaparecer. Esperemos é que seja verdade.
E é esta a situação actual, é tudo o que me lembro mais alguma informação que considere util, terei todo o gosto em partilha-la com vocês através da S."

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial