quinta-feira, maio 12, 2005

O testemunho da H.

Tal como prometi, aqui vai o testemunho da H.!A ela o meu agradecimento pela disponibilidade!

"O MEU TESTEMUNHO

Olá eu sou a H mãe do P, amiga virtual da S. Obrigada amiga, por teres criado este blog para nos dares voz e assim podermos ajudar e sermos ajudadas por quem sofre ou têm alguém com DA.Aqui vai como tudo começou,o P têm 18 meses e foi-lhe finalmente diagnosticada DA aos 16 meses mas pareceque foi há uma eternidade.

O P NASCEU!

Foi lindo ver o papá cortar o cordão umbilical e depois sentir o P ao meu colo, que sensação maravilhosa,não há palavras para descrever...
O P quando nasceu tinha a pele muito seca,tão seca que até fazia gretas e ferida, a minha filha J também tinha mas nada comparado com o P. Colocava frequentemente cremes para hidratar até que estabilizou. Entretanto aos 4 meses mais ou menos, o P começou a ficar com crosta láctea na cabeça, no pescoço atrás e aqui fazia-lhe comichão, na altura a pediatra Dra. M não ligou muito e receitou-lhe cicalfate..acabou por passar.
Quando o P tinha 13 meses (Dezembro) dei-lhe um pouco de laranja para lhe dar vitamina C pois o pessoal lá em casa estava a ficar constipado, que desgraça...começou a ficar com borbulhinhas vermelhas pequenas, como na altura não liguei uma coisa à outra fui ao centro de saúde (pois a pediatra estava de férias)diagnosticaram-lhe uma virose (que médicos nós temos nos centros de saúde)após alguns dias não passava e até já tinha nos órgãos
genitais fui então a uma consulta de urgência numa clinica ela então verificou que tinha um fungo nos órgãos genitais e aquelas borbulhinhas no tronco parecia ser outra coisa, alergia se calhar à laranja mas não deu a certeza, o tempo foi passando o fungo foi tratado mas as borbulhas teimavam em continuar, começou-lhe depois mais ou menos aos 16 meses a aparecer nos braços mais propriamente na parte interior dos cotovelos, falei com a pediatra que me disse que devia ser transpiração ( o tanas, era já a DA a manifestar-se) dava-lhe banho e aquilo piorava já estava vermelhizimo até que apareceu no pescoço atrás, nas costas placas com a pele escamada e ele começou a coçar-se então eu decidi mudar de pediatra, fui à Dra. E,diagnóstico Dermatite Atópica, fiquei de rastos embora já desconfiasse. É sempre um diagnóstico difícil de ouvir mesmo já desconfiando que será esse o problema.

A DA NO MEU PENSAMENTO

Após aparecerem ao P as borbulhinhas no tronco, comecei a dar mais atenção aos post que via no fórum sobre DA a ler sobre esta doença e lá no meu intimo pensava será que é isto que o P têm, mas ninguém me confirma!
Mas agora fazendo uma retrospectiva, tenho quase a certeza que o P nasceu já com predisposição para a DA, a laranja foi o que a fez manifestar-se.Após ter tido o diagnóstico comecei a pesquisar na net, em fóruns do Brasil,liguei-me a um grupo de DA dermatite@grupos.com.br Dermatite Atópica-Mudar para melhor,com os testemunhos deles aprendi muita coisa e ainda continuo a aprender, o meu objectivo era saber qual o melhor tratamento sem recurso a corticoides e anti-histaminicos e se tinha ou não cura a DA, encontrei então uma página na net do João (Yeshey) que me deu uma luz, ficou curado com medicinas alternativas, e aqui deixo o meu agradecimento à sua mãe T pela simpatia e boa vontade em me dar o contacto dos médicos que curaram o J. Neste momento estou a fazer outro tratamento mas caso não resulte vou contactar esses médicos.


A CONSULTA COM A PEDIATRA

No dia em que foi diagnosticado a DA o P tinha lesões mais acentuadas na parte interior dos cotovelos e no pescoço, nas costas e no tronco tinha as tais borbulhinhas vermelhas e algumas placas de pele escamada e vermelha.
A Dra.E recomendou-me retirar todos os alimentos alergénicos e usar cremes próprios para peles atópicas e dali a uma/duas semanas dar noticias para realmente se confirmar se era atópico ou não.
Os alimentos que ela retirou foi o peixe, citrinos, ovos, marisco,
enlatados, alimentos que tenham corantes e conservantes, morangos, chocolate ela fez este rol de alimentos porque a dieta também era para mim dado que ainda amamento o P.Eu depois fui ao grupo de DA e retirei mais alguns alimentos que eles lá indicavam

GRUPO DE DA

Aqui deixo o testemunho de Q do grupo de dermatite atópica do Brasil.

"Olá pessoal,

Gostaria de saber a respeito do estado de saúde de todos, depois do
comunicado e da mensagem que a Ísis enviou com as recomendações, a partir de estudos e experiências próprias. Também estou interessado em fazer algumas correções em algumas informações na mensagem "Como tentar conviver melhor
com a DA". No dia em que me encontrei com a Ísis pelo Msn, citei as dicas fundamentais e dei explicações do por que delas. A Ísis estava com um pouco de pressa por ter compromissos e passamos tudo muito rápido, acabando por errar em algumas informações. Então lá vai:

* Cortar o leite e seus derivados - substituir po 2 xícaras de couve batido (é couve, e não couve-flor).

A couve, e não a couve-flor como a Ísis falou muito bem,é riquíssima em cálcio, substituindo o leite e derivados, que causa bastante reações. A quantidade média é de duas xícaras de chá. Eu disse média, pois, se você entra em bastante atividade física diária, o consumo aumenta.

*Tomar suco de laranja, sem água, gelo e sem açúcar 3x ao dia - o suco de laranja reage como anti-histamínico natural, diminuindo as coceiras.

Falo aqui para não usar água, para não diminuir a concentração do suco, que se toma um copo a cada período do dia. O gelo é para não alterar o equilíbrio térmico do corpo, pois ao invés de ajudar, pode prejudicar dando dor de garganta. Disse também três vezes ao dia porque é uma boa quantidade para o controle, mas não é preciso, necessariamente tomar os três copos.

*Substituir o açucar refinado ou cristal, por açucar mascavo ou mel, os primeiros "aumentam" a temperatura do sangue causando ainda mais coceiras.

O açucar refinado e o cristal não aumentam a temperatura sanguínea, mas alteram o PH dele.

*Pão, só francês.

Não necessariamente precisa ser só o francês. Isto é porque tive uma boa experiência com o francês, não causando nenhum inconveniente, por não conter as substâncias alergênicas. Pode ser outros pães, só que atenção à reação do seu organismo!

*Comer feijão, porém pouco.

O feijão, por conter ácido úrico. Elevado a ponto de causar irritabilidade em pessoas supersensíveis, nós, começamos a roc-roc.

*Nada de comer ovos e carnes vermelhas

Os ovos, como as carnes vermelhas, estimulam a produção de eosinófilos e ige, anticorpos de um grupo específico, aumentando nossa irritabilidade.

*Abusar das frutas, verduras e legumes, porém sem o talo, pois é onde se deposita mais o veneno usado nas plantações, o que pode causar uma reação alérgica.

*Tomar banhos rápido, molhando primeiro uma perna, depois a outra, um braço depois o outro e assim, vai.

Fazer isso para o banho frio, antes de entrar totalmente debaixo da duxa.
Embora o banho frio aumenta a circulação de sangue na periferia da pele, trazendo consequentemente os anticorpos e assim aumentando a irritabilidade,ele ajuda, por um outro lado, a liberar as substâncias alérgicas de dentro do corpo pelos poros.

*Tomar banho de sol de manhazinha, 15 minutos já causa um bom efeito.

*Usar capa anti-ácaro pra colchão."

Para além daquilo que a Dra.E disse retirei as carnes vermelhas, e o açucar refinado.É claro que no caso do P não introduzi a laranja mas para quem não sofre com os citrinos é um bom conselho.Também a Dra E me disse que se não houvesse melhoras consideráveis com estes cremes e esta restrição alimentar, então iria fazer análises ao sangue.

A CONSULTA COM O DERMATOLOGISTA

Após uma semana de ter ido à pediatra fui consultar um dermatologista,
queria que um médico da especialidade me desse o diagnóstico e se havia mais alguma coisa a fazer.
Ele foi só ver os braços do P disse logo DA, ok não há que fugir da
realidade.Foi logo dizendo que nos braços só ia passar com cortisona,
receitou-me o Elocom e o anti-histaminico Neostil, depois mais uns cremes para a cara já que ele tinha rosetas e outro para o banho e um hidratante para o resto do corpo, fui à farmácia e comprei tudo isso, mas não me conformei, ter de dar cortisona...!!?? Não! O Elocom e o Neostil ainda estão em casa intactos.
Após dois meses do diagnóstico o P está muito mas mesmo muito melhor, só têm uma mancha castanha muito ligeira na parte interior dos cotovelos e no pescoço um pouco vermelho as placas no tronco e nas costas desapareceram e só têm algumas, mas poucas, borbulhinhas vermelhas.Nunca mais teve uma crise. Afinal não foi preciso a cortisona e o anti-histaminico para o tratar.Digamos que está controlada, no entanto ainda não descansei, já fui ao homeopata que acrescentou mais umas gotas, mas isso é para outro post."

Etiquetas:

3 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Oi H, eu sei muito bem o que você está passando. Tenho uma filha de 3 anos a K minha vida, descobri que ela tinha DA, eu desconfiava tambem mas é diferente qdo tem certeza.Hoje eu luto com anti histamicos, cremes, pomadas e parece que não melhora, quando ela tem as crises eu choro por que na maioria das vezes não tem o que fazer.
Um beijo E.

25/1/08  
Anonymous Anónimo disse...

Ólá sei que é difícil mesmo não sei mais o que fazer a b tem este maldito problema de DA quando teremos paz so fico pedindo isso uma solução.

5/9/08  
Anonymous Anónimo disse...

Estou tão cansada!! de passar gel creme, dormir super mal; Há anos agora pegou tbém nos pés...que racham....e doem...O corpo arde a noite parecendo queimar....é triste. Ainda tenho esperanças com o Cloreto de Magnésio P.A. e encontrar uma benzedeira que benza Dermatite Atópica; Ser feliz ainda é possível, mesmo assim. Obrigada

30/7/11  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial